Total de visualizações de página

terça-feira, 24 de outubro de 2017

DESPEDIDA FINAL



                  (Epitáfio)


-Eu quereria que ela/ minha despedida final/fosse singela
Como o são meus “versins” / despretensiosos/
Que ela/ minha despedida final/ fosse discreta
Como o é o desaparecer dos passarinhos
Que sempre partem/ sem alarde algum/
Pois quando se da conta/ de suas ausências/ pronto/
Simplesmente/ já se foram/ há tempos/
Simplesmente/ desapareceram/ completamente/
Sem nenhum bater de asas/insolente/
Sem nenhum solfejo estridente/ sequer/
Há quem diga até/ que é porque eles/ os passarinhos/
“ Morrem de flores/ e jamais de espinhos”...
Já li isso em algum lugar|! Ah/ se li!

-Ah! Pois é bem assim /como os passarinhos/
Que eu almejaria partir daqui/um dia/ para todo o sempre:
Sem assovio algum/ sem estardalhaço nenhum/
Sem sequer um bater asas /agoniadas/
Ainda que me sinta ave de arribação/ barulhenta!
Mas sei que/ na terra/ sou apenas pássaro /forasteiro/
Prestes a arribar/ a qualquer momento/ lá pras bandas
Do céu/ no dizer de Manoel de Barros!

-Ora/ se alguém perguntar por mim/ diga-lhe /simplesmente/
Que me fiz passarinho e espantei-me/ sabe-se lá pra onde/
Sem nenhuma pretensão de retornar /tão cedo/
Pois assim/ honrar-me-ão/profundamente/ a mim/ poetinha brejeiro/
Bem como ao passarinho que/ em minha alma/ vive a solfejar-me/
Alegres poesias/ singelas /sem nenhum constrangimento/sempre!

RELMendes  13/07/ 2016

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário