Total de visualizações de página

segunda-feira, 8 de março de 2021

80 anos prestes a chegar 1º

 

(em 13/03/2021)


Fragmento introdutório:
-Quem diria que eu chegaria aos 80 anos
-O que justificaria tanta admiração?
Ora! Porque para tanto: - caminhei pra mais de metros!
- Fiz estripulias e doidices que até Deus duvida!
- Vi coisas lindas, que inebriaram-me a rodo,
E outras, assombrosas, que arrepiaram-me os cabelos...
Até os do meu fiofó, com perdão da palavra!
Oxê, nem lhes conto que, por diversas vezes, estive
Dependurado na taba da beirada, viu?!
Mas sobrevivi!
 
-Quem diria que eu chegaria aos 80 anos
Se, por diversas vezes, estive dependurado na taba da beirada?!
Contar-lhes-ei alguns dos porquês dessa minha admiração:
Se, a pés em chão, busquei – na marra - alfabetizar meus sonhos.
(Enfim, os tempos eram outros, mentes curtas, pra chuchu, ou não?!)
Alfabetizei-os – os sonhos – pena que não do meu jeito, mas sob o
Julgo dos estereótipos arraigados, sem termo, á época, nas prepotentes
Mentes machistas dos de então. Penso que desconheciam a palavra  Diálogo vez que julgavam-se sabedores de tudo que era bom ou ruim,  Quer pra suas fêmeas, desempoderadas, quanto pra seus filhos, Totalmente, dependentes deles!
 
-Vide só o que fizeram comigo, em relação a isso dito acima:
- Quem disse a quem, que eu queria deixar o meu Ceará, Quem disse?
Se o que eu queria mesmo era ficar na “baixa da égua” ( praia do Mucuripe) a catar mariscos, pegar siris e alguns caranguejos, quiçá,  Capturar uns baitas camarões saborosíssimos, sentir a maresia a Passear em meu  corpo, franzino,e salgar-me em suas águas cálidas,  Não tão límpidas, nem, tampouco, verdes, quanto às das demais praias Que circundam o belo litoral do meu Ceará... Ora!
 
-Mas, inesperadamente, sem consultar-me - vez que, á época, criança  Não opinava em nada - abduziram-me do meu belíssimo torrão natal (a bela Fortaleza) e, sem mais, nem menos, levaram-me para uma Cidadezinha Qualquer do Triângulo Mineiro... (tem cabimento isso? Pena que o “ECA” estava longe de existir, ara!)
Ora, mas cá n’alma, fi-lo (assim teria dito Janio Quadros) como diria  Nossa amada “Cora Coralina”: - “removi pedras”, - “plantei roseiras”,  Engoli almeirão (margoso, viu?), - senti uma saudade da molesta do  Meu Ceará, mas sempre, sem titubear, constantemente, fingia-me de Moco pra não sucumbir jamais, ás muitas agruras diárias!
Mas sobrevivi!

RELMendes – 13/02/2021

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário